Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

Sozinhos em Casa: Comportamentos



Embora haja uma variação comportamental entre cães e gatos devido á inúmeras causas, vamos abordar uma em específico que pode apresentar desequilíbrios nas emoções. Trataremos aqui do comportamento do “animal que passa o dia todo sozinho dentro de casa esperando pelo seu dono”, tema que nos dias atuais é muito freqüente.
O estar sozinho do animal esta relacionado à expectativa de esperar o tempo todo pelo seu dono e aumenta significadamente os níveis de ansiedade, resultando na maioria das vezes no descontrole do animal. É neste momento que eles costumam estragar móveis e objetos, cavar buracos, arranhar portas, sem contar com reações de latir e chorar excessivamente. Em outros casos ainda pode ser pior, na tentativa desesperada de controlar e aliviar a ansiedade pela falta do dono ou de alguém do grupo familiar, eles salivam em excesso ou arrancam os pêlos em um mecanismo inconsciente.
O animal pode até entrar em crise de depressão. Ele pode apresentear alguns sinais como  falta de apetite, isolamento social, apatia, tristeza e o medo. Atividades ao seu redor se tornam desinteressantes, passam dias sem comer ou brincar e em alguns casos até a inabilidade em executar suas funções biológicas.
É importante tentar resolver essa situação com um especialista para verificar se a depressão esta relacionada apenas ao problema de ficar sozinho ou se existe algum outro obstáculo que modifique o estilo de vida de seu animal.
Existem algumas medidas que poderão solucionar ou amenizar esta situação:
-Evite despedidas e saudações exageradas nas saídas ou retornos.
-Se tem costume de sair para passear com seu animal assim que retorna para casa, modifique o horário e passe há fazer algum tempo depois. Se ele associar a sua chegada com a alegria do momento do passeio, certamente ficará mais ansioso quando estiver sozinho.
- Deixe sempre com seu animal objetos de brinquedos ou ossinhos para distraí-lo.
-Tenha o costume de deixar seu animal sozinho mesmo quando estiver em casa, é importante que o animal tenha seu momento sozinho, para se alimentar ou brincar, isto vai ajudá- lo a se tornar mais independente.
-Evite dar broncas ou punir o animal que aprontou quando esteve sozinho. A bronca dada após o ato ter acontecido não resolverá o problema e, além disso, aumentará ainda mais a ansiedade.
-Por fim, é importante alternar seus movimentos antes da saída de casa, como separar antecipadamente chaves do carro, bolsas e casacos, para que ele não perceba a hora que você sai. Isso ajudará o seu animal a ficar mais tranqüilo e menos consciente do tempo sozinho.



Informações do site: http://www.cursodebanhoetosa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=229:sozinhos-em-casa-comportamentos&catid=79:saude-animal&Itemid=88

Nenhum comentário:

Postar um comentário